terça-feira, 17 de outubro de 2017

O processo de produção de um game indie.

Já faz algum tem que atuei no mercado de games, produzi jogos voltados a educação em um grupo de pesquisa. Depois tentei abrir uma empresa e fiz alguns trabalho terceirizado, mas não encontrei parceiros para seguir em frente. Depois acabei retomando o mercado de games. Com o projeto de uma Startup.

A Startup ainda não está formalizada, mas já fizemos nosso primeiro projeto indie. Foi o jogo Tictactoe Superpowers. Ele teve sua ideia inicial em 2013. No entanto, foi um jogo que ficou na gaveta por quase 4 anos. Em outubro de 2016 deu-se início a versão que foi lançada para Android na Play Store.



O jogo foi produzido pela Strike Games em parceria com o grupo de pesquisa Labrasoft, o jogo foi desenvolvido por 3 pessoas. Alexandre Santos (artista gráfico, game designer, produtor e gerente de projeto). Guilherme Ribeiro (programador) e Paulo Fontes (bolsista de programação).

O jogo apresenta um twist do tradicional jogo da velha com superpoderes. São 18 tabuleiros de 5x5, 7 poderes – que vão de congelar, maçarico, bombas, plantas dentre outros. Foi produzido na game engine unity no prazo de  9 meses.

As principais dificuldades foram manter um jogo com uma estrutura pequena e trabalhar a Inteligência Artificial ser progressiva. A inteligência não foi implementada completamente, tanto que ficou faltando o balanceamento e as pessoas depois de descobrir o ponto fraco vencem o jogo com um ou estilos de jogada.




O projeto não saiu como pensávamos, mas foi um grande aprendizado e serviu para testar a equipe. Ver as limitações e habilidades. Também foi útil. Pois usamos o scrum no gerenciamento do projeto e tarefas. Fazíamos reuniões adaptadas via whatsapp respondendo o que foi feito no dia anterior pelo projeto, o que iria ser feito no dia e as principais dificuldades para realizar as tarefas.
Atualmente estamos na parte de venda do jogo, cometemos uma fala em priorizar o desenvolvimento do jogo e não priorizar o jogo. Com isso estamos aprendendo a lidar com marketing, divulgação e tem sido uma tarefa que gastamos bastante energia.

As lições mais valiosas nesse período são: estudar mercado, definir público alvo e planejar o marketing com antecedência e no início do projeto. Além disso, devemos pensar o projeto de acordo com a equipe, que se conheça o perfil da equipe. E escolhas também sejam feitas de acordo com equipe que desenvolverá.


Logo, produzir um jogo é igual a qualquer trabalho, exige planejamento, pesquisa, análise e saber as capacidades de todos envolvidos no projeto.


Conheça o projeto na PlayStore:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.StrikeGames.TicTacToeSP.Mobile

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